Geógia - A Orígem do Vinho

A Geórgia fica no centro de um caldeirão de povos de sangue quente e que gostam de guerra e dessa forma foram invadidos muitas vezes  sendo roubadas muito de sua riqueza e objetos históricos.

Ela faz divisa com a Rússia, Turquia, Azerbaijão e Armênia e é próximo ao Irã. Ao norte e leste, os montes Caucasus separam o país de seus vizinhos e no oeste pelo mar Negro.

Vinícola Shilda

É na região do Kakheti, no leste, que se encontra boa parte da produção de vinhos da Geórgia. 

O solo rico em minerais e clima subtropical favorecem o cultivo de uvas de qualidade.

É nesse trecho do planeta que localiza-se a Vinícola Shilda, com um catálogo atual de mais de 20 variedades de vinhos.

Os rótulos são estampados com belos desenhos de paisagens de autoria do artista plástico local David Kakabadze (1889-1952), os vinhos da Shilda já foram premiados em disputas prestigiosas do mundo vinícola, como Decanter, Mundus Vini e International Wine Challenge.

A vinícola une a tradição secular com métodos modernos na fabricação de seus vinhos e isso é motivo de orgulho para seus membros.

“Eu me certifico de que as melhores características das uvas sejam preservadas o máximo possível durante todo o processo para se obter um vinho de alta qualidade”, diz Mikheil Khmelidze, o principal  enólogo da Shilda, com 17 anos de experiência. 

Adega Shilda

A adega da imagem acima tem o conceito de celebrar o vinho em todos os seus aspectos, desde a colheita até o consumo.

O espaçamento de 2,5 metros da vinha é traduzido na malha estrutural do edifício e articulado através de uma série de vigas curvas. A forma é uma resposta ponderada aos fatores ambientais da região e às qualidades do vinho. 

O edifício aproveita a massa térmica do solo para moderar a temperatura interna, onde o vinho é armazenado, servido e degustado.

Tudo Começa na Geórgia

A vida da videira começa na Geórgia. O nome do fluido obtido das uvas – vinho, vem da palavra georgiana GVINO. O navio mais antigo para armazenamento e envelhecimento de vinho – Qvevri (VI-Vmillennium BC) foi descoberto na Geórgia.

Em 2013, a UNESCO inscreveu o método de vinificação tradicional georgiano Qvevri na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Este fato é outro reconhecimento da existência secular da viticultura e vinificação na Geórgia.

O Museu Nacional da Geórgia preserva as sementes de uva mais antigas do mundo, datadas de 8.000 anos, descobertas em território georgiano. 

Homem, Deus e Pátria

O fundo genético da videira georgiana consiste em mais de 500 variedades endêmicas e é o mais rico do mundo. 

Da mesma forma, ricos e diversos são os sabores georgianos, determinados pela diversidade das espécies de videiras georgianas – existem tantos sabores quanto as espécies das uvas. 

Nossos ancestrais acreditavam que se um homem tinha um vinhedo e cuidava dele, ele também tinha uma pátria.

Influência

A influência da cultura da vinha pode ser rastreada em muitos campos da cultura georgiana – folclore e canções polifônicas, mitologia ou poesia, arquitetura ou belas artes.

Ao longo dos séculos, as gerações transmitiram a tradição do vinho – cuja bebida, sabor e aroma divinos vêm de profundezas de milênios

Armas e Vinhos

Apresentamos os vinhos mais premiados da Geórgia e da vinícola Shilda.

Suas vitórias comemoradas com a presença das influências de grandes guerreiros que através de milênios protegem essas vinhas e mantem a tradição acessa.

Vinho Georgiano Shilda Otskhanuri Sapere Tinto 750ml

O vinho Otskhanuri Sapere tem cor intensa rubi, com aromas de framboesa, frutos secos vermelhos e notas de cedro e pinho.

Tem sabor fresco e harmonioso, amplo no paladar com boa acidez e final longo.

Combina muito bem com carnes vermelhas, principalmente as assadas e defumadas/curadas. Queijos duros e envelhecidos, e curados,

Vinho Georgiano Shilda Tbilisi Tinto 750ml

Vinho Shilda Tbilisi de coloração grená que oferece aromas de romã, frutas do bosque e especiarias. Possui acidez sólida e tanino equilibrados

Sugestões de servir: Combina perfeitamente com pratos de carne bovina e de aves acompanhados de molhos e especiarias.

Vinho Georgiano Tbilisi Branco 750ml

O vinho TBILISI branco seco, produzido a partir de variedades de uva Rkatsiteli e Mtsvane, cultivadas na Geórgia Oriental, região de Kakheti.

O vinho tem cor de palha leve e ostenta os aromas de cítricos e marmelo. Caracteriza-se pela acidez suave e nítida e um sabor agradável.

Harmonização: Sirva com peixe, saladas de legumes e queijo.

Tabua de Frios - Como Montar?

Além de agradar a todos, uma tabua de frios harmoniza perfeitamente com bons vinhos da Geórgia

Em breve teremos um manual de como montar uma tabua de frios que impressione seus convidados com muito sabor e textura.  Você vai aprender sobre a escolha da decoração, queijos, carnes e vinhos.

Fique atendo e cadastre-se para receber novidades.

Post Views: 605