Dica de Cinema

O julgamento de Paris

Não se engane pelo nome, Bottle Shock conta bela história do Chateau Montelena, vinho branco do Napa Valley que em 1976 colocou os vinhos californianos pela primeira vez aos olhos do mundo. 

Este evento foi uma degustação as cegas de vinhos franceses e californianos, e teve como objetivo comparar a qualidade dos vinhos de ambas as regiões.

O julgamento foi realizado por um grupo de críticos de vinho franceses e americanos, e os vinhos californianos saíram vitoriosos. Este evento foi um marco importante para a indústria de vinho da Califórnia, pois mostrou ao mundo que os vinhos californianos podiam ser tão bons quanto os vinhos franceses, e ajudou a estabelecer a região de Napa Valley como uma das principais regiões vinícolas do mundo.

Desde então, o julgamento de Paris é considerado um dos momentos mais importantes na história da indústria de vinho americana, e continua a ser um evento lendário em todo o mundo.

          Você vai encontrar no elenco atores como Chris Pine (Bo barrett) e  Bill” Pullman como Jim Barrett, que fazem os papéis de pai e filho e são donos da californiana Chateau Montelena.

 
Morreu aos 86 anos - "de uma vida bem vivida", como disse seu filho Bo.

A história Real

Em 1976, o inglês Steven Spurrier, amante de vinhos e dono de uma loja em Paris, foi até a Califórnia conferir o que a região de Napa Valley estava produzindo e se surpreendeu com a qualidade dos vinhos.

Decidiu então levar alguns exemplares de volta para a França e organizou uma degustação às cegas com especialistas. A “batalha” foi entre os clássicos franceses e os novatos americanos.

Jim Barrett era o proprietário da vinícola e foi fundamental para o sucesso, pois comprou a vinícola na década de 1970 e investiu na modernização de suas técnicas de produção.
Ele faleceu em 2006, mas Chateau Montelena continua sendo uma das melhores vinícolas, produzindo Chardonnay e outras variedades de alta qualidade.

As Últimas Garrafas

Em 2010, uma das últimas garrafas de Chardonnay 1973 da ex-adega foi vendida em um leilão em Londres por US$ 11.325 (£ 7.419).

Jim Barrett, um ex-advogado e veterano da guerra da Coréia, resgatou a vinícola histórica, originalmente concluída em 1888, da negligência e da degradação.

O edifício foi recentemente colocado no Registro Nacional de Lugares Históricos graças, em parte, à cuidadosa restauração de Barrett e à importância de sua contribuição para a indústria vinícola da Califórnia.

Napa Valley também é conhecido por suas paisagens pitorescas, passeios de balão, restaurantes gourmet e spas de luxo. É um destino popular para turistas, amantes de comida e vinho e pessoas que procuram uma escapada relaxante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros filmes que você vai amar:

Post Views: 169